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    Pneus, travagens etc...

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    Mensagem por Kamikaze Ter maio 07, 2013 12:59 am

    Ora muito boas a todos...
    Escolher os pneus correctos é mais difícil do que parece pois existem várias variáveis como tipo de piso, estilo de condução, tipo de bicicleta, peso do ciclista, estado do tempo (basicamente inverno/verão), estado do piso...

    Para começar, numa bicicleta existe uma distinção entre um pneu dianteiro e um pneu traseiro devido as suas características, por esse motivo existem fabricantes que têm pneus para a frente e pneus para trás. Existem outras marcas que o mesmo pneu é bi-direccional (Geax Easy Rider e Saguaro), têm sentido de montagem consoante se monta à frente ou atrás, existem outras que apenas indicam o sentido de rotação.

    Quando pedalamos em plano a roda dianteira vai somente pousada no chão e só necessitamos dela para dar direcção à bicicleta. É a roda traseira que aguenta com cerca de 70% do peso do ciclista, e nas subidas a roda traseira que aguenta com cerca de 90% do peso do ciclista.

    Quando estamos a descer ou durante uma travagem a roda dianteira é a mais solicitada pois é ela que suporta grande parte do peso, por isso é que mesmo em estrada mantenho a suspensão destravada de modo a melhorar a travagem, facilitando a transferência de peso. Tento seguir uma pequena regra que é travar primeiro a frente para depois efectuar algumas correcções com a roda traseira de modo a equilibrar a travagem.

    Uma coisa eu sempre falo com a malta é que se a bicicleta fugir de frente, é a morte do artista, dificilmente irás recuperar e aí a queda é inevitável...
    Se fugir de traseira é mais fácil de recuperar e podes até usar isso a teu favor para corrigir uma curva ou uma trajectória.

    A SPORTZONE MONTA SEMPRE OS PNEUS DAS BIKES BERG AO CONTRÁRIO(o da frente atrás e o de trás na frente), atenção a isso!

    Por vezes, os ciclistas mais experientes utilizam a derrapagem da roda traseira para apontar a bicicleta para a curva, a roda da frente é que deve ter sempre estabilidade e aderência suficientes para orientar a bicicleta.

    Resumindo:
    - o pneu dianteiro é o maior responsável pela segurança, estabilidade, direcção e capacidade de travagem da bicicleta.
    - o pneu traseiro é o maior responsável pela tracção, capacidade de rolamento da bicicleta, e ajuda na travagem.

    Então vejamos:
    - Pneu dianteiro, queremos que tenha boa direccionalidade, que escorregue pouco na travagem, e que tenha boa aderência em curva .
    - Pneu traseiro, queremos que tenha boa capacidade de rolamento, e uma boa tracção.

    O pneu dianteiro deve ser sempre mais aderente, ou seja, mais largo ou com mais rasto que o traseiro. Em ultimo caso devem ser os dois iguais.

    A aderência de um pneu pode medir-se de três formas, pelo tipo de borracha, pela sua largura e pelo seu rasto/tacos, estes três factores devem ser levados em consideração na nossa escolha.

    Por exemplo, a Specialized tem três tipos de pneus que combinados entre si podem ter excelentes resultados: os Specialized The Captain (direcção), Ground Control(tracção em pisos moles e solto), Fast Track (pneu rolante que pode ser usado na frente mas eu recomendo para atrás)..

    - O Specialized The Captain, deve ser usado à frente sempre numa medida igual ou acima do traseiro nesse caso 2.0".
    - O Ground Control 1.9" ou Fast Track 2.0" devem ser usado atrás, numa medida igual ou inferior ao dianteiro nunca o contrário para não criar um certo desequilíbrio.

    Aqui vai algumas combinações que eu costumo fazer:
    Piso misto:
    FR - Specialized The Captain 26x2.0", TR - Specialized Fast track 26x2.0"
    Piso rolante:
    FR -Specialized Fast track 26x2.0", TR - Specialized Fast track 26x2.0"
    Piso solto:
    FR - Specialized The Captain 26x2.0", TR - Specialized Ground Control 26x1.9"

    Esses três pneus têm rastos diferentes e pelo menos 3 medidas diferentes (1.9",2.0" e 2.3"), pelo que se podem fazer boas combinações com eles.

    Specialized Ground Control 26x1.9" (tracção)
    Pneus, travagens etc... 8702403323_10a5ef0880_c

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    Specialized The Captain 26x2.0" (direcção)
    Pneus, travagens etc... 8703524316_93c17d88ac_c

    Specialized Fast Track 26x2.0" (tracção/direcção*)
    Pneus, travagens etc... 8716310222_d8d75309f7_c

    Pneus, travagens etc... 8715191003_e96b005636_c

    Deve haver sempre um equilíbrio na escolha.

    Na escolha de uns pneus existem ainda algumas características que os fabricantes conferem aos pneus que melhoram as suas prestações e desempenho, como por exemplo:
    - Reforços laterais, por forma a evitar os cortes.
    - Colocação de uma banda de arame na zona do rasto, para aumentar a resistência aos furos.
    - Diversas combinações de borracha para permitir que o pneu tenha uma maior polivalência como no caso dos pneus que eu uso em estrada, com borracha dura no meio para evitar o atrito aumentando a durabilidade e macia na lateral melhorando a aderência em curvas.
    - Talão lateral em kevlar, permite reduzir o peso e facilitar a montagem e acondicionamento do pneu.

    Espero que ajude a facilitar a vossa escolha.

    Encontrei este tutorial num forum brasileiro (pedal.com.br), usei a base e efectuei algumas alterações e correcções.
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    Mensagem por Moreno Ter maio 07, 2013 10:47 am

    Agora já não há desculpa para usar os pneus ao contrário, grande tuturial Alan!
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    Mensagem por Marciosilva11 Ter maio 07, 2013 4:23 pm

    Foi mesmo bom este tutorial!
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    Mensagem por Kamikaze Ter maio 07, 2013 11:36 pm

    Espero ter ajudado e por favor dêem a vossa opinião! Very Happy
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    Mensagem por GonDomFZ Qua maio 08, 2013 8:14 pm

    Não tá mauzito... razoável...
    Pronto, muito bom... mas eu fazia melhor lol!
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    Mensagem por Gongasbtt Sáb maio 11, 2013 8:37 am

    Muito bom!!!!
    Diz-se também que se deve colocar um pneu mais largo à frente para ter mais aderência do que o de tras.

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    Mensagem por Gongasbtt Sáb maio 11, 2013 8:39 am

    Vejam esta pag

    conceitobiker.weebly.com/pressatildeo-dos-pneus
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    Mensagem por Kamikaze Sáb maio 11, 2013 10:02 pm

    Obrigado Gongasbtt, no passeio de hoje experimentei andar com um pouco mais de pressão que o habitual (3.5 BAR). O piso é misto mas bastante rolante.
    Acabei sentindo alguma dificuldade em adaptar-me, ela fugia muito de frente e saltava, pra mim a pressão ideal é 2.5 BAR.
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    Mensagem por Kamikaze Sáb maio 11, 2013 10:23 pm

    GonDomFZ escreveu:Não tá mauzito... razoável...
    Pronto, muito bom... mas eu fazia melhor lol!

    Também acho! Twisted Evil
    Estou aprendendo, pouco a pouco chego lá... eheheheh
    Hoje aprendi mais um pouco, o excesso de pressão nos pneus atrapalhou e muito!
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    Mensagem por GCaetano Dom maio 12, 2013 12:15 am

    Eu desde há uns tempos que meti as câmaras de ar com líquido, e, até ver, estou rendido. Como também mudei os pneus não tenho bem a noção até que ponto é eficácia das câmaras ou dos pneus, mas o que é certo é que furos, até ver, nada! Very Happy
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    Mensagem por Kamikaze Dom maio 12, 2013 4:20 am

    GCaetano escreveu:Eu desde há uns tempos que meti as câmaras de ar com líquido, e, até ver, estou rendido. Como também mudei os pneus não tenho bem a noção até que ponto é eficácia das câmaras ou dos pneus, mas o que é certo é que furos, até ver, nada! Very Happy

    O líquido pode ter entrado em acção e nem te apercebeste...
    Tinha um espinho de uma "Silvia" no pneu, era grande e foi um milagre não ter furado!
    Dizem que a desvantagem é o peso e que rola menos mas acho que vale a pena (pelo menos assim andas mais devagar)... Twisted Evil
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    Mensagem por Gongasbtt Dom maio 12, 2013 7:26 am

    Obrigado Gongasbtt, no passeio de hoje experimentei andar com um pouco mais de pressão que o habitual (3.5 BAR). O piso é misto mas bastante rolante.
    Acabei sentindo alguma dificuldade em adaptar-me, ela fugia muito de frente e saltava, pra mim a pressão ideal é 2.5 BAR.

    É assim temos de ir tentando e aprendendo com os nossos erros
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    Mensagem por Kamikaze Qui Jun 06, 2013 11:26 pm

    Depois de 300 km percorrido com a nova configuração/combinação de pneus já tenho um feedback mais preciso.
    Sem soma de dúvida esses são os melhores pneus que eu alguma vez tive (Maxxis, Kenda, Pirelli) passam muita mas muita segurança ao rider, seja em que situação for.

    Na volta em Monsanto eu e o meu irmão (Rhangel) decidimos testar ao máximo o seu grip, apesar de estamos com um jogo de pneu ligeiramente diferente para a roda traseira.
    Enquanto ele trazia a combinação para piso misto/rolante (FR- Specialized The Captain 26x2.0", TR - Specialized Fast track 26x2.0"), eu preferi manter a configuração para piso solto (FR - Specialized The Captain 26x2.0", TR - Specialized Ground Control 26x1.9") .

    A diferença não é muita mas nas subidas eu conseguia ter mais tracção devido ao tamanho dos tacos e o seu formato.
    Já em descida com piso solto e com algumas pedras fizemos um track com curva e contra curva (semi-abertas) acima dos 55km/h nunca passando do limite dos pneus (por breves momentos sentia ela a fugir ligeiramente para o lado mas nada demais sendo que os tacos laterais estavam a fazer bem o seu trabalho) e nem colocando a segurança em risco.

    Esses pneus são compostos por borracha macia, têm mais grip mas duram menos tempo cerca de 2000 km a andar como um louco (+grip -durabilidade) e a pressão indicada por mim é de 2.5 BAR/36PSI.

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    Mensagem por RMCOMP Dom Jun 09, 2013 10:27 pm

    Aproveitando aqui o topico sobre pneus e visto que o meu pneu traseiro esta nos seus ultimos dias de vida, estou a comecar a escolher o proximo par, sendo assim escolhi estes 3 pneus ambos virados mais para o freeride e ambos nas versoes bases: maxxis high roller, kenda nevegal e continental rubber queen, o meu estilo de ciclismo e all mountain, mas por vezes faco pequenas seccoes de estrada por isso a minha escolha recaia mais para o kenda e o maxxis por serem mais rolantes, mas e como digo, estou em duvida em que peneu escolher por isso deixo aqui a minha questao. Qual dos tres sera melhor para mim?

    Aguardo respostas

    Desculpem os erros ortograficos mas estou a escrever em teclado americano
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    Mensagem por TeZz Dom Jun 09, 2013 10:52 pm

    Eu na continental , em x de ir para o rubber queen , ia para o Xking que é um bom compromisso allround , toma nota que as medidas continental sao pequenas um 2.2 é um 2 normal , e o maxxis era o ignitor ?
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    Mensagem por RMCOMP Dom Jun 09, 2013 11:15 pm

    Era o high roller em tamanho 2.10
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    Mensagem por TeZz Dom Jun 09, 2013 11:30 pm

    Nas tuas opçoes , era esse que escolhia ! Contudo se nao fizeres percursos com mta pedra "hardcore" escolhia o xking .. So porque nao pesa qse nada .. Mas os sidewall nao sao os mais fortes dai cenas hardcore com pedra nao é mto bom. Mas o highroller é grande pneu Wink
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