Ora muito boas a todos...
Escolher os pneus correctos é mais difícil do que parece pois existem várias variáveis como tipo de piso, estilo de condução, tipo de bicicleta, peso do ciclista, estado do tempo (basicamente inverno/verão), estado do piso...
Para começar, numa bicicleta existe uma distinção entre um pneu dianteiro e um pneu traseiro devido as suas características, por esse motivo existem fabricantes que têm pneus para a frente e pneus para trás. Existem outras marcas que o mesmo pneu é bi-direccional (Geax Easy Rider e Saguaro), têm sentido de montagem consoante se monta à frente ou atrás, existem outras que apenas indicam o sentido de rotação.
Quando pedalamos em plano a roda dianteira vai somente pousada no chão e só necessitamos dela para dar direcção à bicicleta. É a roda traseira que aguenta com cerca de 70% do peso do ciclista, e nas subidas a roda traseira que aguenta com cerca de 90% do peso do ciclista.
Quando estamos a descer ou durante uma travagem a roda dianteira é a mais solicitada pois é ela que suporta grande parte do peso, por isso é que mesmo em estrada mantenho a suspensão destravada de modo a melhorar a travagem, facilitando a transferência de peso. Tento seguir uma pequena regra que é travar primeiro a frente para depois efectuar algumas correcções com a roda traseira de modo a equilibrar a travagem.
Uma coisa eu sempre falo com a malta é que se a bicicleta fugir de frente, é a morte do artista, dificilmente irás recuperar e aí a queda é inevitável...
Se fugir de traseira é mais fácil de recuperar e podes até usar isso a teu favor para corrigir uma curva ou uma trajectória.
A SPORTZONE MONTA SEMPRE OS PNEUS DAS BIKES BERG AO CONTRÁRIO(o da frente atrás e o de trás na frente), atenção a isso!
Por vezes, os ciclistas mais experientes utilizam a derrapagem da roda traseira para apontar a bicicleta para a curva, a roda da frente é que deve ter sempre estabilidade e aderência suficientes para orientar a bicicleta.
Resumindo:
- o pneu dianteiro é o maior responsável pela segurança, estabilidade, direcção e capacidade de travagem da bicicleta.
- o pneu traseiro é o maior responsável pela tracção, capacidade de rolamento da bicicleta, e ajuda na travagem.
Então vejamos:
- Pneu dianteiro, queremos que tenha boa direccionalidade, que escorregue pouco na travagem, e que tenha boa aderência em curva .
- Pneu traseiro, queremos que tenha boa capacidade de rolamento, e uma boa tracção.
O pneu dianteiro deve ser sempre mais aderente, ou seja, mais largo ou com mais rasto que o traseiro. Em ultimo caso devem ser os dois iguais.
A aderência de um pneu pode medir-se de três formas, pelo tipo de borracha, pela sua largura e pelo seu rasto/tacos, estes três factores devem ser levados em consideração na nossa escolha.
Por exemplo, a Specialized tem três tipos de pneus que combinados entre si podem ter excelentes resultados: os Specialized The Captain (direcção), Ground Control(tracção em pisos moles e solto), Fast Track (pneu rolante que pode ser usado na frente mas eu recomendo para atrás)..
- O Specialized The Captain, deve ser usado à frente sempre numa medida igual ou acima do traseiro nesse caso 2.0".
- O Ground Control 1.9" ou Fast Track 2.0" devem ser usado atrás, numa medida igual ou inferior ao dianteiro nunca o contrário para não criar um certo desequilíbrio.
Aqui vai algumas combinações que eu costumo fazer:
Piso misto:
FR - Specialized The Captain 26x2.0", TR - Specialized Fast track 26x2.0"
Piso rolante:
FR -Specialized Fast track 26x2.0", TR - Specialized Fast track 26x2.0"
Piso solto:
FR - Specialized The Captain 26x2.0", TR - Specialized Ground Control 26x1.9"
Esses três pneus têm rastos diferentes e pelo menos 3 medidas diferentes (1.9",2.0" e 2.3"), pelo que se podem fazer boas combinações com eles.
Specialized Ground Control 26x1.9" (tracção)
Specialized The Captain 26x2.0" (direcção)
Specialized Fast Track 26x2.0" (tracção/direcção*)
Deve haver sempre um equilíbrio na escolha.
Na escolha de uns pneus existem ainda algumas características que os fabricantes conferem aos pneus que melhoram as suas prestações e desempenho, como por exemplo:
- Reforços laterais, por forma a evitar os cortes.
- Colocação de uma banda de arame na zona do rasto, para aumentar a resistência aos furos.
- Diversas combinações de borracha para permitir que o pneu tenha uma maior polivalência como no caso dos pneus que eu uso em estrada, com borracha dura no meio para evitar o atrito aumentando a durabilidade e macia na lateral melhorando a aderência em curvas.
- Talão lateral em kevlar, permite reduzir o peso e facilitar a montagem e acondicionamento do pneu.
Espero que ajude a facilitar a vossa escolha.
Encontrei este tutorial num forum brasileiro (pedal.com.br), usei a base e efectuei algumas alterações e correcções.
Escolher os pneus correctos é mais difícil do que parece pois existem várias variáveis como tipo de piso, estilo de condução, tipo de bicicleta, peso do ciclista, estado do tempo (basicamente inverno/verão), estado do piso...
Para começar, numa bicicleta existe uma distinção entre um pneu dianteiro e um pneu traseiro devido as suas características, por esse motivo existem fabricantes que têm pneus para a frente e pneus para trás. Existem outras marcas que o mesmo pneu é bi-direccional (Geax Easy Rider e Saguaro), têm sentido de montagem consoante se monta à frente ou atrás, existem outras que apenas indicam o sentido de rotação.
Quando pedalamos em plano a roda dianteira vai somente pousada no chão e só necessitamos dela para dar direcção à bicicleta. É a roda traseira que aguenta com cerca de 70% do peso do ciclista, e nas subidas a roda traseira que aguenta com cerca de 90% do peso do ciclista.
Quando estamos a descer ou durante uma travagem a roda dianteira é a mais solicitada pois é ela que suporta grande parte do peso, por isso é que mesmo em estrada mantenho a suspensão destravada de modo a melhorar a travagem, facilitando a transferência de peso. Tento seguir uma pequena regra que é travar primeiro a frente para depois efectuar algumas correcções com a roda traseira de modo a equilibrar a travagem.
Uma coisa eu sempre falo com a malta é que se a bicicleta fugir de frente, é a morte do artista, dificilmente irás recuperar e aí a queda é inevitável...
Se fugir de traseira é mais fácil de recuperar e podes até usar isso a teu favor para corrigir uma curva ou uma trajectória.
A SPORTZONE MONTA SEMPRE OS PNEUS DAS BIKES BERG AO CONTRÁRIO(o da frente atrás e o de trás na frente), atenção a isso!
Por vezes, os ciclistas mais experientes utilizam a derrapagem da roda traseira para apontar a bicicleta para a curva, a roda da frente é que deve ter sempre estabilidade e aderência suficientes para orientar a bicicleta.
Resumindo:
- o pneu dianteiro é o maior responsável pela segurança, estabilidade, direcção e capacidade de travagem da bicicleta.
- o pneu traseiro é o maior responsável pela tracção, capacidade de rolamento da bicicleta, e ajuda na travagem.
Então vejamos:
- Pneu dianteiro, queremos que tenha boa direccionalidade, que escorregue pouco na travagem, e que tenha boa aderência em curva .
- Pneu traseiro, queremos que tenha boa capacidade de rolamento, e uma boa tracção.
O pneu dianteiro deve ser sempre mais aderente, ou seja, mais largo ou com mais rasto que o traseiro. Em ultimo caso devem ser os dois iguais.
A aderência de um pneu pode medir-se de três formas, pelo tipo de borracha, pela sua largura e pelo seu rasto/tacos, estes três factores devem ser levados em consideração na nossa escolha.
Por exemplo, a Specialized tem três tipos de pneus que combinados entre si podem ter excelentes resultados: os Specialized The Captain (direcção), Ground Control(tracção em pisos moles e solto), Fast Track (pneu rolante que pode ser usado na frente mas eu recomendo para atrás)..
- O Specialized The Captain, deve ser usado à frente sempre numa medida igual ou acima do traseiro nesse caso 2.0".
- O Ground Control 1.9" ou Fast Track 2.0" devem ser usado atrás, numa medida igual ou inferior ao dianteiro nunca o contrário para não criar um certo desequilíbrio.
Aqui vai algumas combinações que eu costumo fazer:
Piso misto:
FR - Specialized The Captain 26x2.0", TR - Specialized Fast track 26x2.0"
Piso rolante:
FR -Specialized Fast track 26x2.0", TR - Specialized Fast track 26x2.0"
Piso solto:
FR - Specialized The Captain 26x2.0", TR - Specialized Ground Control 26x1.9"
Esses três pneus têm rastos diferentes e pelo menos 3 medidas diferentes (1.9",2.0" e 2.3"), pelo que se podem fazer boas combinações com eles.
Specialized Ground Control 26x1.9" (tracção)
Specialized The Captain 26x2.0" (direcção)
Specialized Fast Track 26x2.0" (tracção/direcção*)
Deve haver sempre um equilíbrio na escolha.
Na escolha de uns pneus existem ainda algumas características que os fabricantes conferem aos pneus que melhoram as suas prestações e desempenho, como por exemplo:
- Reforços laterais, por forma a evitar os cortes.
- Colocação de uma banda de arame na zona do rasto, para aumentar a resistência aos furos.
- Diversas combinações de borracha para permitir que o pneu tenha uma maior polivalência como no caso dos pneus que eu uso em estrada, com borracha dura no meio para evitar o atrito aumentando a durabilidade e macia na lateral melhorando a aderência em curvas.
- Talão lateral em kevlar, permite reduzir o peso e facilitar a montagem e acondicionamento do pneu.
Espero que ajude a facilitar a vossa escolha.
Encontrei este tutorial num forum brasileiro (pedal.com.br), usei a base e efectuei algumas alterações e correcções.