José,
Antes de tudo é essencial trocar os pedais por algo mais robusto, ou uns plataforma de aluminio com dentes porreiros ou uns de encaixe com sapatos a condizer, plástico em zonas de apoio não pode mesmo ser. A FSX 3 é uma bike para trilhos mais acidentados com lama, terra seca, pedras soltas, é o que vier
Como o MAGAZINE disse, o conforto seria um dos pontos a abordar primeiro, um Selim mais confortável, uns punhos melhores porque esses (digo por experiencia própria) em longas voltas provoca calos nas mãos.
Depois do conforto vem a performance. Como já foi dito a pedaleira é fraquita, nada como trocar por algo que aguente mais pancada como uma SRAM TRUVATIV ou algo dentro do mesmo valor, assim vais estar a aumentar a robustez da pedaleira e também tiras algum peso que as pernas agradecem. Se optares por uma pedaleira pede opinião também de um mecânico em relação a qualidade/preço.
A suspensão, se dizes que fazes trilhos não muito agressivos então deixa-te estar de momento porque a XCM V3 120mm faz o trabalho até bem demais tendo em conta o seu valor, é uma questão de tratares bem dela (limpar/lubrificar) que a sensibilidade é boa e o curso de 120mm chega e bem para o que fazes agora.
O desviador traseiro também se aguenta bem, partilha alguns componentes com as gamas superiores o que faz dele uma boa opção em relação qualidade/preço e como não fazes nada muito hardcore, chega e bem para aguentar a porrada.
As rodas são Rigida Taurus 2000, utilizadas em competição pela equipa da KTM por isso acho que não vale a pena trocar, são leves e aguentam muita pancada (MESMO, o Alan do forum tem umas já à 3 anos e se visses ao que ele submete aquelas rodas...).
Para mim o que eu acho mais fraco na bike são mesmo os cubos, digo isto porque já me deram muitos problemas já que os vedantes não são muito bons e entra muita porcaria para onde estão aconchegadas as esferas... Se os puderes trocar (quando pifarem claro) por cubos de rolamento selado, era uma mais valia.
O resto é mesmo estética e peso. Guiador/avanço/cabeça de direcção podes trocar pelo que quiseres desde que seja de uma medida que não te faça estares em esforço nas costas/braços quando estás sentado na bike. Normalmente o pessoal opta por comprar com as mesmas medidas de origem mas mais leves e assim tiras algum peso à frente da bike. A suspenção por si só pesa 2.8Kg... Notas um bocado quando tens que levantar a frente para passares alguns obstaculos.
Essencial também é tratares bem dela, lavar com cuidado, lubrificar, confirmar periodicamente as afinações, apertos, e de vez em quando ver se todos os parafusos estão bem apertados. Com o passar do tempo o material vai acamando. Espero ter ajudado.
Abraço!