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Berg Cycles & BTT


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    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador

    fabio viana
    fabio viana


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    Mensagem por fabio viana Dom Fev 24, 2013 10:52 pm

    :: INTRODUÇÃO ::


    A mola de rotação do desviador traseiro tem como função manter a corrente sob tensão e a parte do corpo do desviador que contém as roldanas próxima dos carretos.
    Aumentando a tensão da mola é possível aproximar a roldana superior dos carretos e melhorar a força exercida pela roldana inferior na corrente. Este procedimento faz com que a corrente oscile menos quando se pedala em terreno acidentado. Ao mesmo tempo aumenta a fricção na corrente não sendo, por isso, recomendável fazê-lo em bicicletas de XC. Aumentar a tensão da mola de rotação é, no entanto, útil em desportos como o DH e outros dominados pela gravidade ao invés da força transmitida pela corrente.
    Este procedimento involve a desmontagem de parte do desviador sendo, por isso, relativamente complexo (e passível de terminar a garantia do produto).

    Esta operação pode ser feito sem retirar o desviador do suporte mas, devido à torsão da mola, é possível que acabemos por deformá-la irremediavelmente. Aconselho a retirar o desviador do suporte (não é necessário remover o cabo, mas será necessário reajustar as mudanças).


    :: PROCEDIMENTO ::


    Os desviadores Shimano vêm, de fábrica, com a mola na posição de baixa tensão. Mais à frente mostro qual a posição de baixa e alta tensão para não haver "trocas".

    O material necessário está todo na Figura 1:
    1. O desviador (óbvio!);
    2. Chave sextavada/Umbrack de 2mm;
    3. Desengordurante (eu uso Glassex Triple Action);
    4. Massa consistente;
    5. Desperdícios para limpeza;
    6. Óleo (eu não utilizei mas pode ser necessário).

    Figura 1

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img01hu

    Apoiamos o desviador e levantámo-lo ligeiramente como na Figura 2. O parafuso que vamos retirar encontra-se na parte inferior do pivot (assinalado pela seta).

    Figura 2

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img02kdoh

    Com a chave sextavada, desapertamos o parafuso totalmente (Figura 3 e Figura 4). Com o parafuso desapertado a mola mantém-se no lugar se não "sacudirem" o desviador!

    Figura 3

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img03ly

    Figura 4

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img04g

    É altura de separar o corpo do desviador do corpo das roldanas. Segurando bem ambas as partes, levantamos o corpo do desviador como indicado na Figura 5. Nesta altura a mola vai soltar-se do suporte e rodar. Auxiliem o movimento da mola até esta parar. Não são precisos óculos de protecção porque nada vai "saltar".

    Figura 5

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img05o

    Vão ficar com o corpo do desviador numa mão e o corpo das roldanas na outra como na Figura 6.

    Figura 6

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img06zt

    Limpem ambas as partes e a mola com desperdícios e desengordurante. Limpem os vestígios de desengordurante e coloquem massa consistente na mola e no pequeno suporte que a segura.

    Figura 7

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img07s

    Figura 8

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img08x

    Podem reparar que a mola é mais estreita de um dos lados (Figura 9). Só há uma forma de a voltarem a encaixar por isso não se preocupem em dar-lhe voltas enquanto a limpam.

    Figura 9

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img09n

    No suporte da mola encontram dois buracos (Figura 10):
    1. Maior tensão;
    2. Menor tensão.

    Figura 10

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img10bo

    Coloquem a mola lubrificada e com a parte estreita para baixo, no corpo das roldanas na posição que pretenderem. Na Figura 11 está colocada no buraco de maior tensão (associem: buraco superior, tensão superior; buraco inferior, tensão inferior).

    Figura 11

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img11pi

    Agora é altura de colocar tudo no sítio. Segurem o corpo do desviador, alinhem-no sobre a mola e, com uma leve pressão, vão rodando até sentirem a mola prender no outro buraco.

    Figura 12

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img12hx

    No meu caso, quando a mola prendeu fiquei com o desviador na posição da Figura 13 onde assinalo também o pino que vai segurar a mola.

    Figura 13

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img13wq

    Agora só têm que rodar o corpo superior no sentido dos ponteiros do relógio (Figura 14), fazendo pressão para baixo para a mola não se soltar dos suportes, até encostarem ao pino que trava a mola. Aí, com cuidado, passam por cima do pino e pressionam para baixo ficando com o desviador na posição normal (sem o parafuso).

    Figura 14

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img14qy

    Colocam o parafuso no sítio apertando bem mas sem partir a chave.

    Figura 15

    [DIY] como alterar a tensão da mola do desviador Img15sb

    E pronto! Como podem verificar na Figura 16 a mola encontra-se no buraco superior. Comparem com a posição em que estava inicicalmente para o caso de já terem tido a vossa ajustada por algum mecânico.

    Figura 16

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    Bxeu


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    Mensagem por Bxeu Qui Fev 28, 2013 9:33 pm

    Muito bom.... cheers
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    Mensagem por GonDomFZ Qui Fev 28, 2013 9:40 pm

    Já agora, quais são as vantagens de alterar a tensão?
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    Mensagem por Marciosilva11 Qui Fev 28, 2013 9:52 pm

    Tambem nao percebi
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    Mensagem por fabio viana Qui Fev 28, 2013 10:36 pm

    com a alteração da tensão da mola, o desviador fica mais rigido e evita a corrente estar sempre a bater na escora
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    Mensagem por GonDomFZ Qui Fev 28, 2013 11:34 pm

    Boa.
    E todos os desviadores têm esta seleção?
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    Mensagem por fabio viana Sex Mar 01, 2013 10:55 am

    Acho que sim
    GCaetano
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    Mensagem por GCaetano Sex Mar 01, 2013 12:57 pm

    Isto é tanto mais importante quanto mais km tiver o desviador. O desgaste e alguma falta de cuidado (por exemplo, devemos deixar sempre os desviadores na posição de menor esforço para a mola, normalmente no carreto mais exterior atrás e no mais interior à frente) fazem com que a mola perca tensão, sendo necessários algumas correcções como a que o fábio referiu.
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    Mensagem por GonDomFZ Sex Mar 01, 2013 2:47 pm

    Demasiada teoria pra mim... Sou mais do estilo... BRUTO Twisted Evil

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