Qual e a diferença entre travões de disco mecânicos e hidráulicos?Os travões de disco mecânicos são piores que os tradicionais v-brake?
4 participantes
Qual e a diferença entre travões de disco mecânicos e hidráulicos?
TiagoCorte- Mensagens : 78
Data de inscrição : 01/08/2013
Localização : Madeira
dark_storm- Mensagens : 32
Data de inscrição : 02/06/2013
Localização : Castelo Branco
Em relação à questão mecânicos/hidráulicos a principal diferença que encontrei é o fato de nos mecânicos, tal como nos travões com cabo, desafinam e ganham folga nos cabos (os hidraulicos só se tiveres uma fuga). A nível de travagem penso que sejam semelhantes, mas aguarda a opinião de quem é mais entendido no assunto.
Em relação aos v-brake (independente de ser mecânico ou hidráulicos) os de disco são melhores pelo menos para mim. As pastilhas não deslizam tanto como os v-brake (os meus v-brake deslizavam. ficava naquela situação que estava a travar a fundo e não parava) e quando travas, travas (nunca gtraves a fundo com o da frente. Não dá bom resultado ).
Em relação aos v-brake (independente de ser mecânico ou hidráulicos) os de disco são melhores pelo menos para mim. As pastilhas não deslizam tanto como os v-brake (os meus v-brake deslizavam. ficava naquela situação que estava a travar a fundo e não parava) e quando travas, travas (nunca gtraves a fundo com o da frente. Não dá bom resultado ).
Kamikaze- Mensagens : 604
Data de inscrição : 28/02/2013
Localização : Sintra
Boas malta...
Eu já tive experiência com vários tipos de travões desde os velhinhos cantilever passando pelos V-brake, disco mecânico e disco hidráulico e recentemente por v-brake hidráulico.
Pra mim o mais eficaz são os travões de disco hidráulicos por vários motivos, conforto, praticidade (dispensam afinações) e performance.
Mas como tudo também têm alguns pontos fracos que é a sensibilidade e o aquecimento do fluído hidráulico, visto que os discos podem atingir temperatura acima dos 300ºc.
Normalmente acontece em descidas muito longas e que exige muito dos travões mas pode ser evitado com a utilização de um rotor (disco) melhor, maior e mais ventilado.
Relativamente aos travões disco mecânicos o meu irmão tem uns Shimano Deore.
Esses travões têm um poder de travagem incrível e são bem precisos, bem afinados não fica nada atrás dos hidráulicos.
A única desvantagem é o esforço feito pelo ciclista e algumas cuidados na manutenção, sendo necessário efectuar algumas afinações nas pastilhas conforme vão se gastando, tirando isso não há mais nada, têm um funcionamento linear se o cabo for bom não há problema de esticar ou partir.
Espero ter ajudado, abraços e boas pedaladas....
Eu já tive experiência com vários tipos de travões desde os velhinhos cantilever passando pelos V-brake, disco mecânico e disco hidráulico e recentemente por v-brake hidráulico.
Pra mim o mais eficaz são os travões de disco hidráulicos por vários motivos, conforto, praticidade (dispensam afinações) e performance.
Mas como tudo também têm alguns pontos fracos que é a sensibilidade e o aquecimento do fluído hidráulico, visto que os discos podem atingir temperatura acima dos 300ºc.
Normalmente acontece em descidas muito longas e que exige muito dos travões mas pode ser evitado com a utilização de um rotor (disco) melhor, maior e mais ventilado.
Relativamente aos travões disco mecânicos o meu irmão tem uns Shimano Deore.
Esses travões têm um poder de travagem incrível e são bem precisos, bem afinados não fica nada atrás dos hidráulicos.
A única desvantagem é o esforço feito pelo ciclista e algumas cuidados na manutenção, sendo necessário efectuar algumas afinações nas pastilhas conforme vão se gastando, tirando isso não há mais nada, têm um funcionamento linear se o cabo for bom não há problema de esticar ou partir.
Espero ter ajudado, abraços e boas pedaladas....
luis Gaião- Mensagens : 58
Data de inscrição : 19/05/2014
Localização : Setubal
Kamikaze escreveu:Boas malta...
Eu já tive experiência com vários tipos de travões desde os velhinhos cantilever passando pelos V-brake, disco mecânico e disco hidráulico e recentemente por v-brake hidráulico.
Pra mim o mais eficaz são os travões de disco hidráulicos por vários motivos, conforto, praticidade (dispensam afinações) e performance.
Mas como tudo também têm alguns pontos fracos que é a sensibilidade e o aquecimento do fluído hidráulico, visto que os discos podem atingir temperatura acima dos 300ºc.
Normalmente acontece em descidas muito longas e que exige muito dos travões mas pode ser evitado com a utilização de um rotor (disco) melhor, maior e mais ventilado.
Relativamente aos travões disco mecânicos o meu irmão tem uns Shimano Deore.
Esses travões têm um poder de travagem incrível e são bem precisos, bem afinados não fica nada atrás dos hidráulicos.
A única desvantagem é o esforço feito pelo ciclista e algumas cuidados na manutenção, sendo necessário efectuar algumas afinações nas pastilhas conforme vão se gastando, tirando isso não há mais nada, têm um funcionamento linear se o cabo for bom não há problema de esticar ou partir.
Espero ter ajudado, abraços e boas pedaladas....
Boas
Também já usei os cantilever e os v-brake
Agora tenho de óleo e não se comparam aos anteriores
Na bike que me roubaram tinha v-brake com calços que se trocava a borracha
https://www.google.pt/search?q=cal%C3%A7os+para+v+brakes&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=KIF6U_u4HqmY0AXa4YD4DA&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=653#facrc=_&imgdii=_&imgrc=CWiOvTkTUZHuVM%253A%3BuweeHRZJosaQlM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ontherocksbikeshop.pt%252Fimages%252F00095.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.ontherocksbikeshop.pt%252Flogin.php%3B333%3B273
https://www.google.pt/search?q=cal%C3%A7os+para+v+brakes&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=KIF6U_u4HqmY0AXa4YD4DA&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=653#facrc=_&imgdii=_&imgrc=WT4_YJ4zRsi_pM%253A%3BMQspuf-4ATDnOM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.wigglestatic.com%252Fproduct-media%252F5300006209%252FShimano-XT-XTR-V-Brake-Ceramic-Pair-Of-Inserts.jpg%253Fw%253D430%2526h%253D430%2526a%253D7%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.wiggle.pt%252Fshimano-xtxtr-v-brake-ceramic-pair-of-inserts%252F%3B430%3B430
https://www.google.pt/search?q=cal%C3%A7os+para+v+brakes&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=KIF6U_u4HqmY0AXa4YD4DA&ved=0CAgQ_AUoAQ&biw=1366&bih=653#facrc=_&imgdii=_&imgrc=qPwZzFKyGPj6eM%253A%3BBG8iS3GlergsOM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.wigglestatic.com%252Fproduct-media%252F5360092179%252FClarks-V-Brake-Racing-Brake-Pads-Rim-Brake-Pads-CPS-955-CNC.jpg%253Fw%253D430%2526h%253D430%2526a%253D7%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.wiggle.pt%252Fclarks-v-brake-racing-brake-pads%252F%3B430%3B430
estas pode-se escolher entre:
macios
rijos
para chuva
para tempo seco
e mistos
fáceis de trocar sem ser necessário desmontar tudo
fácil de afinar bastava os parafusos dos esticadores do cabo
os meus v-brake ( normais longos de alumínio ) com esses calços montados eram superiores aos de disco com cabo dos meus colegas ( não eram da marca Deore ) e nas condições da serra da Arrábida tudo o ano
nos v-brake deves ter sempre as rodas desempenadas para uma melhor travagem ( para estes não roçarem ou ficarem muito desviados dos aros )
com os calços junto do aro da roda podes fazer mais pressão e é mais rápida a travagem como manipulo de travão
nos de disco as rodas até podem ser quadradas não afecta na travagem
esta é a minha opinião
Kamikaze- Mensagens : 604
Data de inscrição : 28/02/2013
Localização : Sintra
Nos travões a disco também podes escolher vários tipos de compostos para as pastilhas.
Metálica, Orgânica, Cerâmica, Mista entre outras...
Metálica, Orgânica, Cerâmica, Mista entre outras...
luis Gaião- Mensagens : 58
Data de inscrição : 19/05/2014
Localização : Setubal
Kamikaze escreveu:Nos travões a disco também podes escolher vários tipos de compostos para as pastilhas.
Metálica, Orgânica, Cerâmica, Mista entre outras...
Boas
Obrigado pela dica
vou ter que me actualizar
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