Ora muito boas a todos...
De agora em diante estarei postando algumas dicas de "pilotagem", pequenas coisas que fui aprendendo ao longo dos anos e que podem vir a ser úteis.
Muitos ciclistas cometem pequenos erros especialmente de posicionamento em cima da bicicleta, na hora da travagem e na escolha correcta da trajectória, façam sempre um preload do percurso.
Muita gente insiste em usar mais o travão traseiro, quando é o dianteiro que realmente para a bicicleta.
Como eu havia dito no tutorial de pneus e travagens o travão traseiro serve apenas para corrigir a trajectória.
Geralmente eu uso 70% do travão dianteiro e 30% no traseiro.
1ª Dica:
Ora viva, aqui vai algumas dicas sobre curvas.
Eu tenho uma mania de abordar algumas curvas como se estivesse pilotando uma mota de motocross/enduro, esticando o pé que está do lado de dentro da curva para frente da bicicleta, mantendo perto do eixo da roda dianteira.
Isso surgiu do nada mas funciona perfeitamente porque entro e saio cada vez mais rápido das curvas.
Apesar de ser eficiente essa técnica só pode ser usada em curvas fechadas.
Então vamos a isso...
Assim que miras a curva tenta procurar o melhor traçado, tentando fazer a curva mais curta o possível.
Na entrada da curva é fundamental que estejamos numa velocidade ideal e com a bicicleta centrada.
Assim que travas tenta empurrar seu corpo para trás equilibrando a distribuição de peso e com isso uma travagem mais eficaz.
Após a travagem com distribuição de peso, vais começa a deitar a bicicleta para o lado da curva, transferindo todo peso de seu corpo bem à frente (para isso basta estica o pé que está do lado de dentro da curva para a frente da bicicleta, mantendo perto do eixo da roda, convêm que a perna não esteja esticada.), para maximizar a tracção na roda dianteira, procurando uma linha mais suave possível.
Na sequência vem a execução da curva, onde procura-se maximizar a tracção e o balanço. Só irás conseguir a ter tracção quando começares a forçar o pedal de fora da curva e o balanço (posição do corpo) com inclinação ao contrário.
A posição do tronco deve ser em vertical e um pouco inclinado para frente, ajudando a aumentar a tracção na roda dianteira.
De agora em diante estarei postando algumas dicas de "pilotagem", pequenas coisas que fui aprendendo ao longo dos anos e que podem vir a ser úteis.
Muitos ciclistas cometem pequenos erros especialmente de posicionamento em cima da bicicleta, na hora da travagem e na escolha correcta da trajectória, façam sempre um preload do percurso.
Muita gente insiste em usar mais o travão traseiro, quando é o dianteiro que realmente para a bicicleta.
Como eu havia dito no tutorial de pneus e travagens o travão traseiro serve apenas para corrigir a trajectória.
Geralmente eu uso 70% do travão dianteiro e 30% no traseiro.
1ª Dica:
Ora viva, aqui vai algumas dicas sobre curvas.
Eu tenho uma mania de abordar algumas curvas como se estivesse pilotando uma mota de motocross/enduro, esticando o pé que está do lado de dentro da curva para frente da bicicleta, mantendo perto do eixo da roda dianteira.
Isso surgiu do nada mas funciona perfeitamente porque entro e saio cada vez mais rápido das curvas.
Apesar de ser eficiente essa técnica só pode ser usada em curvas fechadas.
Então vamos a isso...
Assim que miras a curva tenta procurar o melhor traçado, tentando fazer a curva mais curta o possível.
Na entrada da curva é fundamental que estejamos numa velocidade ideal e com a bicicleta centrada.
Assim que travas tenta empurrar seu corpo para trás equilibrando a distribuição de peso e com isso uma travagem mais eficaz.
Após a travagem com distribuição de peso, vais começa a deitar a bicicleta para o lado da curva, transferindo todo peso de seu corpo bem à frente (para isso basta estica o pé que está do lado de dentro da curva para a frente da bicicleta, mantendo perto do eixo da roda, convêm que a perna não esteja esticada.), para maximizar a tracção na roda dianteira, procurando uma linha mais suave possível.
Na sequência vem a execução da curva, onde procura-se maximizar a tracção e o balanço. Só irás conseguir a ter tracção quando começares a forçar o pedal de fora da curva e o balanço (posição do corpo) com inclinação ao contrário.
A posição do tronco deve ser em vertical e um pouco inclinado para frente, ajudando a aumentar a tracção na roda dianteira.
Última edição por Kamikaze em Sáb Out 26, 2013 9:49 am, editado 1 vez(es)