Clube Berg World

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Berg Cycles & BTT


4 participantes

    Dicas de pilotagem...

    Kamikaze
    Kamikaze


    Mensagens : 604
    Data de inscrição : 28/02/2013
    Localização : Sintra

    Dicas de pilotagem... Empty Dicas de pilotagem...

    Mensagem por Kamikaze Ter Jun 11, 2013 4:07 am

    Ora muito boas a todos...
    De agora em diante estarei postando algumas dicas de "pilotagem", pequenas coisas que fui aprendendo ao longo dos anos e que podem vir a ser úteis.

    Muitos ciclistas cometem pequenos erros especialmente de posicionamento em cima da bicicleta, na hora da travagem e na escolha correcta da trajectória, façam sempre um preload do percurso.

    Muita gente insiste em usar mais o travão traseiro, quando é o dianteiro que realmente para a bicicleta.
    Como eu havia dito no tutorial de pneus e travagens o travão traseiro serve apenas para corrigir a trajectória.

    Geralmente eu uso 70% do travão dianteiro e 30% no traseiro.

    1ª Dica:
    Ora viva, aqui vai algumas dicas sobre curvas.
    Eu tenho uma mania de abordar algumas curvas como se estivesse pilotando uma mota de motocross/enduro, esticando o pé que está do lado de dentro da curva para frente da bicicleta, mantendo perto do eixo da roda dianteira.
    Isso surgiu do nada mas funciona perfeitamente porque entro e saio cada vez mais rápido das curvas.
    Apesar de ser eficiente essa técnica só pode ser usada em curvas fechadas.

    Então vamos a isso...
    Assim que miras a curva tenta procurar o melhor traçado, tentando fazer a curva mais curta o possível.
    Na entrada da curva é fundamental que estejamos numa velocidade ideal e com a bicicleta centrada.

    Assim que travas tenta empurrar seu corpo para trás equilibrando a distribuição de peso e com isso uma travagem mais eficaz.

    Após a travagem com distribuição de peso, vais começa a deitar a bicicleta para o lado da curva, transferindo todo peso de seu corpo bem à frente (para isso basta estica o pé que está do lado de dentro da curva para a frente da bicicleta, mantendo perto do eixo da roda, convêm que a perna não esteja esticada.), para maximizar a tracção na roda dianteira, procurando uma linha mais suave possível.

    Na sequência vem a execução da curva, onde procura-se maximizar a tracção e o balanço. Só irás conseguir a ter tracção quando começares a forçar o pedal de fora da curva e o balanço (posição do corpo) com inclinação ao contrário.

    A posição do tronco deve ser em vertical e um pouco inclinado para frente, ajudando a aumentar a tracção na roda dianteira.


    Última edição por Kamikaze em Sáb Out 26, 2013 9:49 am, editado 1 vez(es)
    TeZz
    TeZz


    Mensagens : 182
    Data de inscrição : 22/05/2013

    Dicas de pilotagem... Empty Re: Dicas de pilotagem...

    Mensagem por TeZz Ter Jun 11, 2013 6:16 am

    boa thread , concordo ctg na travagem.. ao ponto que travo com a mao direita a roda da frente Wink
    Kamikaze
    Kamikaze


    Mensagens : 604
    Data de inscrição : 28/02/2013
    Localização : Sintra

    Dicas de pilotagem... Empty Re: Dicas de pilotagem...

    Mensagem por Kamikaze Qua Jun 12, 2013 12:29 am

    TeZz escreveu:boa thread , concordo ctg na travagem.. ao ponto que travo com a mao direita a roda da frente Wink

    Deve ser engraçado travar como as motas...
    Moreno
    Moreno


    Mensagens : 334
    Data de inscrição : 27/02/2013
    Localização : São Marcos/Cacém - Sintra

    Dicas de pilotagem... Empty Re: Dicas de pilotagem...

    Mensagem por Moreno Qua Jun 12, 2013 12:38 am

    Outra boa dica de pilotagem é fazer uma descida de gravilha solta em full-speed, com várias valas diagonais imprevisiveis de 15cm de profundidade, com uma Hardtail e pneu de baixo perfil. Né Kamikaze?
    Kamikaze
    Kamikaze


    Mensagens : 604
    Data de inscrição : 28/02/2013
    Localização : Sintra

    Dicas de pilotagem... Empty Re: Dicas de pilotagem...

    Mensagem por Kamikaze Qua Jun 12, 2013 1:36 am

    Moreno escreveu:Outra boa dica de pilotagem é fazer uma descida de gravilha solta em full-speed, com várias valas diagonais imprevisiveis de 15cm de profundidade, com uma Hardtail e pneu de baixo perfil. Né Kamikaze?

    PRONTO... Já andas a contar as minhas façanhas!! Evil or Very Mad
    Daqui a pouco a malta vai a Sintra de propósito só para me ver descer... lol!

    Só posso dizer uma coisa...
    São muitos anos a cair na garagem! Twisted Evil
    GonDomFZ
    GonDomFZ


    Mensagens : 212
    Data de inscrição : 24/02/2013
    Localização : Setúbal

    Dicas de pilotagem... Empty Re: Dicas de pilotagem...

    Mensagem por GonDomFZ Qua Jun 12, 2013 1:37 pm

    E a subir passeios lol!
    Eles querem é dicas de descida Alan Twisted Evil
    Kamikaze
    Kamikaze


    Mensagens : 604
    Data de inscrição : 28/02/2013
    Localização : Sintra

    Dicas de pilotagem... Empty Re: Dicas de pilotagem...

    Mensagem por Kamikaze Qui Out 24, 2013 6:32 am

    Ora viva,

    Estou de volta com mais algumas dicas de "pilotagem"...

    Antes de mais nada quero pedir-vos desculpas pelo comportamento que estava tendo, sempre com um ar de campeão e imbatível.
    Quem me conhece pessoalmente sabe que não sou assim, gosto de ver os meus amigos a evoluírem...
    Sou da opinião que qualquer um pode fazer o que eu faço, basta ter uns parafusos a menos (GonDomFZ e Moreno)... :twisted

    A primeira regra é essencial, devemos respeitar todos os companheiros e nunca, mas nunca subestime uma pessoa pela bicicleta ou pelo equipamento...

    Actualmente uso o Strava para comparar os meus tempos em relação aos outros BTTista cá da zona. É uma ferramenta muito útil mas ao mesmo tempo muito viciante, queremos sempre colocar o nosso nome nos melhores lugares e acabamos por esquecer a essência do BTT...
    Dicas de pilotagem... 9625077932_92ed213732 Dicas de pilotagem... 9621820553_0af5f8cd3bDicas de pilotagem... 9978816936_e749e398e3
    Dicas de pilotagem... 9621817319_1fc91a22bdDicas de pilotagem... 9978361284_a3ef65efddDicas de pilotagem... 9978447653_9f7624a86b

    Nessa volta a Sintra fiquei bastante surpreso porque a minha intenção era entrar no Top 25 da Descida da barragem da Mula e sem dá o máximo e com alguns erros de trajectória acabei por entrar no Top 10 em todas as Especiais.
    Estou muito limitado pela suspensão (Suntour XCR de 2009) e mesmo assim tenho feito os impossíveis com ela.

    A minha dica é ter um bom posicionamento em cima da bicicleta, estar sempre concentração ao máximo (fazer um preload do terreno e do percurso), especialmente em lugares com muita variação de terreno como é o caso de Sintra.
    Nessa descida apanhamos um pouco de tudo, muitas valas profundas (foi lá que quebrei o selim), pedras, bancos de areia, terra batida, folhas das árvores no chão e piso solto...

    Conteúdo patrocinado


    Dicas de pilotagem... Empty Re: Dicas de pilotagem...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Seg maio 20, 2024 9:57 pm